
Medicina vascular é a especialidade médica que se preocupa com cirurgias de artérias, veias e vasos linfáticos componentes do sistema circulatório, exceto o cérebro e o coração que são áreas de responsabilidade de neurologistas e cardiologistas respectivamente.
Os vasos sanguíneos possuem três subdivisões: as artérias, que se encarregam de levar o sangue do coração para os tecidos e para que possam suportar melhor a pressão do sangue, possuem paredes mais grossas que as veias (cuja a principal função é transportar o sangue, pobre em oxigênio e cheio de resíduos, dos capilares para o coração). Os capilares, pequenos vasos sanguíneos que conectam as artérias as veias e que possuem a responsabilidade de devolver o todo o sangue distribuído pelos tecidos novamente para o coração.
Além disso, os vasos linfáticos são canais valvulares finos constituídos por vasos e órgãos linfoides, que funcionam como complemento ao sistema vascular.
Atuando paralelamente a cirurgia vascular está a angiologia, responsável pelo estudo clínico de doenças vasculares e a cirurgia endovascular, que realiza tratamento de doenças que atingem o sistema circulatório utilizando técnicas modernas e menos invasivas em relação à cirurgia vascular tradicional.
Panorama da medicina vascular no Brasil
Para exercer a profissão, o especialista em cirurgia vascular e angiologia precisa estudar por aproximadamente 8 anos, além dos seis anos obrigatórios de medicina geral, 2 são dedicados a cirurgia geral e residência médica.
Quando devo ir a uma clínica vascular?
O cirurgião vascular está apto tanto a diagnosticar quadros clínicos de doenças vasculares que não são elegíveis para cirurgia, quanto ao procedimento cirúrgico em si. As doenças mais comuns que levam as pessoas a consultar-se em uma clínica vascular são:
- Trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar;
- Pé diabético;
- Doença das artérias carótidas;
- Doença arterial obstrutiva periférica;
- Aneurisma da aorta abdominal;
- Angioplastia;
- Cateter Port a Cath;
- Vasos e varizes.
Hábitos que contribuem para o aparecimento de doenças vasculares
Em muitos casos, o surgimento de doenças vasculares se dá por conta da predisposição genética do indivíduo, porém, evitar maus hábitos é uma maneira importante de se prevenir, principalmente pacientes que possuem uma maior predisposição a desenvolver doenças vasculares.
Os principais hábitos nocivos que devemos evitar são:
Sedentarismo - Exercícios constantes são de suma importância para os vasos sanguíneos, ao nos movermos, a panturrilha realiza a contração muscular bombeando o sangue e ativando a circulação, isso evita a retenção de líquido nas pernas, que por consequência preveni o inchaço, peso e cansaço, além de diminuir as chances de desenvolver varizes.
Tabagismo - O tabaco é o pivô de inúmeras doenças e para o sistema circulatório ele é o causador de condições como arteriosclerose e tromboangeíte obliterante, patologias que envolvem o risco de amputação do membro afetado, como pernas, pés e mãos. Por esse motivo, abandonar a nicotina é a melhor medida, visto que ela está ligada à diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, causando inúmeras complicações.
Obesidade - A obesidade aumenta o volume sanguíneo dentro das veias, o que por sua vez aumenta as chances de desenvolver varizes e outros tipos de doenças nos membros inferiores, como a trombose, devido à má circulação e mau bombeamento do sangue para o corpo.
Pílula anticoncepcional - Devido aos hormônios que compõem a pílula anticoncepcional existe sim chances do desenvolvimento de trombose, isso porque a pílula afeta diretamente a coagulação do sangue, o que favorece a formação de coágulos nas veias.
A Clínica Sette é uma clinica disponibiliza os melhores especialistas em medicina vascular para diagnosticar e tratar doenças da circulação sanguínea em homens e mulheres. Entre em contato e agende sua consulta!
Clínica Sette
Atendimento todas as Quartas-feiras
Elaine A Frasão – CRP: 06/127596
Psicóloga e Master Coach Emagrecimento Consciente
Fone: 11 4803.7247
Whatsapp: 11 96030.5007