O médico urologista é o profissional responsável pelo tratamento de doenças natural do nascimento ou adquirida durante a vida no sistema urinário de ambos os sexos. A urologia é uma especialidade médica, clínica e cirúrgica com enfoque também em doenças específicas dos órgãos genitais masculinos, como por exemplo, enfermidades prostáticas e ligadas a sexualidade.

Até a sua formação, o urologista estuda ao menos 11 anos, 6 anos como clínico geral, 2 anos para cirurgia geral e mais 3 anos para concluir a especialização, no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2017 haviam 4.808 profissionais de urologia associados, sendo que, 2,2% são mulheres, representando 98 profissionais no total e 4710 homens

Competências da urologia

O urologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que envolvam todo o sistema urinário, ureter, bexiga e uretra, incluindo também entre as áreas de tratamento a próstata, uretra, pênis, vesículas seminais, epidídimo e testículos, além de tratar de doenças relacionadas à sexualidade masculina, como impotência, infertilidade, ejaculação precoce, entre outras.

A principal função do trato urinário é expelir pela urina as substâncias tóxicas que foram previamente separadas do sangue pelos rins. Além disso, a urologia preocupa-se com as exclusivas dos órgãos genitais masculinos, tais como:

  • Cólica renal, geralmente associada a pedras nos rins;
  • Hiperplasia Prostática Benigna;
  • Câncer de Próstata.

Os órgãos tratados pelo urologista são:

  • Rins – Localizados na região posterior do abdômen são os principais órgãos do sistema excretor e osmorregulador (concentração de sais nos tecidos ou células vivas, responsáveis por manter atividade metabólica). As principais funções dos rins são: eliminação de substâncias nocivas, manter o equilíbrio de eletrólitos no organismo, sintetizar hormônios, produzir urina, entre outros.
  • Ureteres – São responsáveis por transportar a urina dos rins para a bexiga, estão localizados no retroperitônio, parede posterior do abdome. Os ureteres realizam contrações rítmicas para propulsão da urina em seu interior.
  • Bexiga urinária – Localizada na parte inferior do abdome (em homens à frente do reto e nas mulheres à frente da vagina) é responsável por receber a urina e conduzir para a uretra, tendo duas funções principais: o armazenamento e esvaziamento da urina.
  • Uretra – A uretra é responsável por expelir a urina a partir da bexiga para o meio externo. Este órgão possui diferenças entre homens e mulheres. Em homens pode medir até 16 cm enquanto para as mulheres o órgão tem até 4 cm.
  • Próstata – Situado abaixo da bexiga é responsável por de grande parte da produção do líquido da ejaculação.
  • Escroto – Este órgão tem duas divisões chamadas de rafe mediana, formado por sete camadas, entre elas o músculo cremaster, responsável por movimentar o testículo, para ele se manter ao menos 1ºC a menos que a temperatura do corpo do indivíduo.
  • Pênis – Este é o órgão com maior importância para a função sexual, composto por um corpo esponjoso, fundamental para a função urinária e um corpo cavernoso responsável pela ereção.

Urologista – informações gerais

O médico urologista é capacitado para trabalhar em todas as áreas da urologia, podendo especializar-se em diversas subdivisões da área, tais como:

Fale Conosco
Fale conosco via WhatsApp