A queda de temperatura que acompanha o início do outono traz também uma série de popularmente conhecidas como doenças de inverno- doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, que atingem principalmente crianças e idosos.
Essas doenças são causadas pela baixa umidade do ar frio, pelo contato com poeira e ácaros de roupas velhas guardadas no armário, pelo excesso de ar condicionado em ambientes fechados, além da ventilação reduzida, o que ajuda a proliferação de agentes nocivos à saúde.
Por isso, nessa época do ano, as doenças mais comuns são: gripes, rinite, sinusite, resfriado, entre outras. Crianças e idosos costumam ser as pessoas mais atingidas no outono e inverno, em virtude da baixa imunidade.
Algumas dicas podem ajudar a prevenir o aparecimento dessas doenças, como:
- Manter os ambientes sempre limpos e arejados;
- Tomar vitamina C ou ingerir sucos e alimentos com essa vitamina;
- Evitar ambientes fechados e com muitas pessoas, etc.
Conheça as Principais Doenças de Inverno
- Gripe – A gripe é uma das doenças mais contagiosas. Provocada pelo vírus Influenza, ataca garganta e nariz, provocando dificuldade de respiração, febre alta, dores de cabeça, etc.
Os medicamentos prescritos pelo médico ajudam a aliviar os sintomas. Repouso, beber bastante líquido e alimentação saudável também contribuem para a recuperação do paciente. - Pneumonia – A pneumonia oferece mais complicações para o organismo do que a gripe, pois atinge diretamente os pulmões, podem levar a casos mais graves.
Essa doença de inverno aparece devido à ação de vírus e bactérias que provocam tosse, febre alta, catarro, suores, dor na região torácica, etc. Aos primeiros sinais da doença, o paciente deve procurar imediatamente o médico, pois pode haver inclusive a necessidade de internação. - Sinusite – Muito comum no outono e inverno, a sinusite é a inflamação da região interna dos chamados “seios da face”. É causada por vírus, bactérias ou alergias. Provoca mal-estar no paciente, com fortes dores de cabeça, febre, tontura e sensação de nariz entupido. O tratamento indicado pelo especialista é realizado de acordo com os sintomas do paciente.
- Rinite – Em virtude da umidade causada pelo frio da estação, o mofo e acúmulo de sujeira em locais fechados podem causar coceira, espirro e problemas nas vias respiratórias. O tratamento da rinite é feito com medicamentos antialérgicos e descongestionantes, além de evitar locais fechados.
- Bronquite – A bronquite é uma das doenças de inverno mais comuns em crianças. É provocada por alergias do trato respiratório ou por exposição a agentes que irritam as vias de respiração (como fumaça ou tabagismo).
Os sintomas mais comuns da doença costumam ser: catarro forte, dores no peito, tosse seca, febre e cansaço constante, etc. Se não tratada de forma correta, com antibióticos, inalação e remédio expectorante, pode evoluir para uma pneumonia. - Laringite – A laringite é a inflamação da laringe e costuma ser causado por bactérias, vírus, ou por agentes do ambiente. Não é um quadro grave, mas se não tratada pode fazer com que o paciente perca a voz.
Pode aparecer de forma isolada ou como sintoma de outras infecções respiratórias. O ideal é repouso, beber muito líquido e em alguns casos, tratamento com antibióticos prescritos pelo médico especialista.
Clínica Sette, a Clínica da Família em Guarulhos
O cuidado com a saúde é fundamental. Por isso, a Clínica Sette foi criada para atender de forma humanizada as famílias de Guarulhos e região, com consultas e exames a preços acessíveis.
A Clínica Sette disponibiliza um time de médicos especialistas, que através de uma infraestrutura e equipamentos de ponta, conseguem diagnosticar e tratar diversos tipos de alergias, gripes e doenças de inverno.
Entre em contato e marque uma consulta para melhorar sua qualidade de vida.