Um dos mais importantes exames da saúde da mulher, a mamografia pode detectar a presença de nódulos que indicam a incidência de câncer de mama. A realização do exame anualmente pode fazer toda a diferença no tratamento precoce da doença, fazendo com que as chances de cura sejam muito maiores. Muitas mulheres, no entanto, são desinformadas sobre como funciona a mamografia e qual sua importância. Acesso a informação nesses casos é essencial.
A mamografia é um exame de imagem, realizado de maneira simples e rápida através de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo. A diferença entre o mamógrafo e um aparelho raio-x comum está no design, já que ele é projetado levando em conta a anatomia das mamas.
Para realizar o exame, a mulher fica de pé no aparelho, posicionando suas mamas na área de exposição ao raio-x. Essa área é composta de duas placas que pressionam um seio de cada vez por alguns segundos para fazer as imagens, que saem registradas em uma chapa quase instantaneamente.
A mamografia é muito eficiente para identificar nódulos e cistos, inclusive aqueles muito pequenos. Nódulo é uma denominação genérica para designar estruturas intrusas na mama, cuja formação lembra caroços e pode ter tamanhos e estruturas variados. Um cisto é um tipo de nódulo e trata-se de um saco fechado preenchido por líquido e revestido. Cistos e outros nódulos podem ou não indicar câncer de mama. Na maioria dos casos essas alterações são benignas, mas apenas exames mais completos como a ultrassonografia poderão dar detalhes.
A orientação geral é que as mulheres realizem a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Caso a mulher tenha histórico de câncer de mama na família, esse cuidado deve começar bem antes. Nesses casos, a orientação é que o exame começa a ser realizado cerca de dez anos antes da idade em que a doença foi diagnosticada nas outras mulheres da família.
Existem duas variações do exame de mamografia, ambas utilizam o mamógrafo e são realizadas por meio de raio-x. A diferença está na maneira como as imagens são captadas.
Mamografia convencional: nesse tipo clássico do exame, o raio-x é realizado e as imagens são armazenadas num filme, que deve ser processado. O risco nesse caso, embora baixo, é que ocorra algum problema com o filme e haja necessidade da realização de um novo exame.
Mamografia digital: esse tipo, mais moderno, envia as imagens captadas no mamógrafo direto para um computador, proporcionando a oportunidade de armazenar as imagens. É muito prático pois, além de armazenar, o realizador do exame poderá ampliar ou realçar alguma área da mama. Isso permite um diagnóstico mais preciso, especialmente em mulheres que possuem mamas mais densas.
A mamografia deve ser solicitada por um médico ginecologista, assim como outros exames da saúde da mulher. O exame deve ser realizado por profissionais de confiança e com equipamentos de ponta. Nesse sentido, a Clínica Sette é a melhor opção para a mulher de Guarulhos e região que precisa realizar a mamografia ou quaisquer outros exames. A Clínica Sette conta com profissionais de excelência em áreas como ginecologia, urologia, cardiologia e muitas outras. Entre em contato e agende uma consulta.