senior woman doing face lifting
Botox é uma droga feita a partir de uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum denominada toxina botulínica. Ele é usado clinicamente para tratar paralisias musculares e na cosmética para remover rugas através da contração muscular paralisando os músculos da face temporariamente. A toxina botulínica foi a primeira proteína microbiana a ser utilizada por meio de injeção para o tratamento de doenças humanas.
A toxina botulínica é vendida comercialmente sob os nomes:
Botox, Vistabel, BOTOX (Onabotulinumtoxin A ou toxina botulínica tipo A)
Dysport (abobotulinumtoxin ou toxina botulínica tipo A)
Bocouture, Xeomin (Incobotulinumtoxin A ou toxina botulínica tipo A)
Myobloc (Rimabotulinumtoxin B ou toxina botulínica tipo B).
Curiosidades sobre o Botox:
Botox é o mais popular de tratamento utilizado em tratamento estético por cirurgiões plásticos, com mais de 6 milhões de procedimentos a base de Botox administrados a cada ano.
Considerado uma toxina mortal, a toxina botulínica, produzida pelo Clostridium botulinum, sempre foi temida pela sua que na maioria das vezes é adquirida pela alimentação, consumo de produtos contaminados, como a carne, peixe, legumes e até em conservas. Esta toxina é capaz de inibir a libertação de acetilcolina, levando a uma queda na transmissão nervosa, que promove um relaxamento muscular tal capaz de impedir a ventilação por relaxamento contínuo de músculos como o diafragma, levando à morte. Graças ao seu mecanismo de ação, cedo se percebeu que podia ser usada a favor da medicina e assim se iniciaram os estudos que a permitiram afirmar-se como uma terapia eficaz nas mais diversas áreas.
Os músculos hiperativos são identificados por hipertrofia muscular, rigidez, sensibilidade e atividade muscular anormal visível, a observação clínica, a olho nu ou com ajuda de eletromiografia, de movimentos ou posturas anormais, podem ajudar a identificar um músculo hiperativo. Foi então inicialmente introduzida para tratamento de estrabismo, evoluindo para tratar diversos estados patológicos de distonias como o Blefaroespasmo, Espasmo Hemifacial, Distonia do pé, Rugas de expressão entre outras patologias.
Uso do Botox na medicina e na área da cosmética
A toxina botulínica é predominantemente utilizada no tratamento para reduzir o aparecimento de rugas faciais e linhas finas em pessoas maduras. Além das aplicações estéticas, Botox tem sido considerado útil no tratamento de uma variedade de condições médicas, incluindo enxaquecas, excesso de transpiração e bexiga hiperativa. A toxina botulínica é usada atualmente para tratar mais de 20 diferentes agravos, sob rigoroso controle é aprovada para as seguintes aplicações terapêuticas:
Blefaroespasmo (espasmo das pálpebras)
Distonia idiopática rotação cervical;
Enxaqueca crônica;
Hiperidrose (sudorese excessiva);
Estrabismo;
Espasticidade dos membros superiores pós acidente vascular encefálico;
Hiperatividade do detrusor devido a incontinência urinária;
Bexiga hiperativa;
Espasmo facial;
Rugas e linhas de expressão;
Pés de galinha;
Outras indicações:
Achalasia (um problema de esôfago que leva a dificuldade de deglutição)
Fissura anal e anismo (disfunção do esfíncter anal)
Sialorréia (hipersalivação)
Rinite alérgica
distonia oromandibulare (contração vigorosa do maxilar, rosto e / ou língua)
A distonia laríngea (contração das cordas vocais)
A toxina botulínica é administrada por diluição do pó em solução salina (cloreto de sódio) e injetada diretamente no tecido neuromuscular, leva de 24-72 horas para que a toxina botulínica possa entrar em ação, o que reflete o tempo necessário para a toxina interromper o processo de sinapses. Em circunstâncias muito raras, pode demorar até cinco dias para o pleno efeito da toxina botulínica para ser observado.
A toxina botulínica não deve ser utilizada em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou por pessoas que tiveram uma reação alérgica anterior à droga ou qualquer um dos seus ingredientes.
Riscos e efeitos colaterais do Botox
As injeções de toxina botulínica são geralmente bem toleradas e foram observados poucos efeitos colaterais em seu uso.
Clinica Sette
Marque já sua consulta com nossa Dermatologista!
Fone: 11 4803.7847