Para saber quando procurar um proctologista é preciso em um primeiro momento saber com quais as doenças a especialidade se ocupa. O profissional é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o intestino grosso, reto e ânus, fundamentais para o funcionamento do corpo.
Neste artigo do blog da Clínica Sette falaremos sobre quais os sintomas que devemos ficar alertas e que indicam a necessidade de uma consulta, além das doenças mais comuns que podem nos acometer.
Em todo mundo, milhões de pessoas sofrem com problemas no aparelho digestivo, isso porque quadros como o câncer intestinal e as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são uma constante preocupação.
DII é um termo para designar dois problemas específicos que afligem o aparelho, a doença de Crohn, que pode ocorrer entre a boca e o ânus e a retocolite que se restringe ao intestino grosso e reto. No Brasil não existem (até então) pesquisas que apontem o número de pessoas com essas doenças, contudo, nos EUA estima-se que mais de 3 milhões de pessoas sofram com o problema, sendo diagnosticados mais de 70 mil novos casos todos os anos.
Além das DIIs, o câncer de intestino que engloba tumores no cólon (intestino grosso), reto e ânus é o segundo mais mortal, tanto para homens, quanto para mulheres, a frente do câncer de próstata e mama, respectivamente, atrás do câncer no sistema respiratório (traqueia, brônquio e pulmão).
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) 36.360 casos foram identificados em 2018, sendo 17.380 em homens e 18.980 em mulheres. O número de mortes também é muito alto 18.867 no total, 9.207 homens e 9.660 mulheres.
Esses dados reforçam a importância de saber quando procurar um proctologista e ficar atento aos sintomas que possam indicar um quadro clínico mais preocupante.
Como dissemos o proctologista é o profissional especializado no aparelho digestivo e deve ser procurado sempre que o paciente apresentar alguns desses sintomas:
As doenças mais comuns tratadas pelo profissional são:
Saber quando procurar um proctologista é uma ótima maneira de se prevenir, entretanto, esperar o problema acontecer para tratá-lo não é a melhor forma de cuidado.
Manter um peso corporal adequado, praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, baseada por alimentos in natura e pouco processados, como frutas, cereais integrais, legumes, verduras, feijão e outros grãos ricos em fibra, é fundamental para a prevenção dessas doenças mais severas.
Evitar hábitos alimentares nocivos, baseados no excesso de consumo de carne vermelha, embutidos, enlatados e defumados é parte desses cuidados. Moderar no álcool e tabaco também é fundamental. Além disso, exames periódicos são mandatórios para a prevenção.
A Clínica Sette é a clínica da família em Guarulhos que disponibiliza atendimento com médico proctologista para prevenção e tratamentos. Entre em contato para mais informações.