Para curar uma virose rápido é importante ficar em casa e repousar, ingerir pelo menos 2 L de água e fazer uma alimentação leve, optando por cozidos e grelhados. Em casos de virose forte, pode ser necessário, usar remédios para diminuir os sintomas, como febre, vômitos e diarreia.
Geralmente, a virose é mais comum em crianças, bebês e pessoas com sistema imune fraco e o tratamento demora em média 1 semana, sendo a gastroenterite e a gripe as viroses mais comuns.
Se tem duvidas sobre este assunto leia o artigo Virose.
Virose é qualquer doença causadas por um vírus que nem sempre pode ser identificado. Elas geralmente são benignas e não necessitam de tratamento específico.
Os tipos mais comuns de virose são: Rotavírus e Norovírus que causam gastroenterite em adultos e crianças.
Sintomas de Virose
Os sintomas mais comuns das viroses são:
Febre;
Diarreia;
Falta de apetite;
Enjoo;
Vômito;
Dor muscular e
Dor abdominal.
O período de incubação de uma virose varia de 3 a 5 dias, e sua manifestação pode durar de 3 dias a 4 semanas dependendo do estado de saúde do indivíduo e do tipo de infecção.
Tratamento para Virose
O tratamento para virose é feito com:
Repouso;
Boa hidratação;
Alimentação leve;
Toma de analgésico e antitérmico como o Paracetamol para aliviar o desconforto.
O tempo de tratamento é de aproximadamente 10 dias.
A toma de medicamentos para parar a diarreia só deve ser feita após 4 dias do início dos sintomas.
Virose na gravidez
A virose na gravidez apesar de ser muito cômoda não prejudica o bebê. Este só deve ser afetado se a mulher sofrer com desidratação. Neste caso o que se deve fazer é seguir as orientações do médico, beber bastante água e evitar qualquer medicamento. Comer banana amassada com aveia é uma boa forma de controlar a diarreia e assim evitar a desidratação.
Dicas para combater a virose
Parar curar uma virose mais rapidamente existem algumas dicas que ajudam a tratá-la, como:
Ficar em casa, faltando ao trabalho ou escola, para não piorar o estado de saúde nem contaminar os colegas, evitando transportes públicos e centros comerciais, porque o ar está poluído e a chance de piorar é elevada;
Renovar o ar, abrindo as janelas, principalmente o quarto após dormir, para eliminar os vírus;
Lavar as mãos várias vezes ao dia, para remover os vírus e não contaminar outras pessoas. Leia mais em: A importância de lavar as Mãos.
Além destas dicas, é importante fazer uma alimentação adequada e ingerir os remédios adequados, como:
1. Beber muitos líquidos
Para prevenir a desidratação provocada pela diarreia, vômitos e febre é necessário ingerir por dia pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles. Além disso, os chás, principalmente o de gengibre e o de pêssego sem açúcar, ajudam a combater mais facilmente os enjoos e hidratam o organismo.